quinta-feira, 25 de abril de 2013

Livro: Jogos Vorazes

Olá, hoje vim falar sobre um livro que eu adoro, Jogos Vorazes!

Titulo: Jogos Vorazes
Série: Jogos Vorazes
Autora: Suzane Collins
Editora: Rocco Jovens Leitores
Nota: 5


Sinopse: "Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?"

Tudo se passa em Panem, que se divide em 12 distritos e é governada pela Capital.Antes eram 13 distritos, mas o distrito 13 se rebelou contra a Capital e foi destruído  Com isso o presidente Snow promove todos os  anos os Jogos Vorazes, que serve para dar uma 'lição' aos outros distritos, para que eles não se revoltem. 

Nos Jogos cada distrito deve ceder 2 tributos, um menino e uma menina, para batalhar até a morte na arena.  Na 74° a irmã de Katniss, Primrose Everdeen, é sorteada para se apresentar e para salvar a sua irmã, Katniss se oferece como tributo. Então ela vai aos Jogos Vorazes com Peeta Mellark.

A arena é horrível  com várias 'armadilhas' feitas pela Capital. Bom, aí vocês tem que ler para saber o que acontece por lá, só tenho algo para falar: é emocionante!

" As regras dos Jogos Vorazes são simples. Como punição pelo levante cada um dos doze tributos deve fornecer uma garota e um garoto - chamados tributos - para participarem. Os vinte e quatro tributos serão aprisionados em uma vasta arena a céu aberto que pode conter qualquer coisa: de um deserto em chamas a um descampado congelado. Por várias semanas os competidores deverão lutar até a morte. O último tributo restante será o vencedor."

"O verdadeiro esporte dos Jogos Vorazes é assistir aos tributos matando uns aos outros. Vez por outra matam algum tributo só para lembrar os competidores de que eles têm esse poder."

Minha opinião:
Para mim o livro é o melhor! 
Suzane Collins tem uma escrita sem igual. 

Só de imaginar o que acontece na arena me dá uma revolta! Imagine, dois jovens de cada distrito (são 12 no total) é obrigado a batalhar até a morte com os outros, em um lugar cheio de armações feita pela capital, só para lembrar que não se pode se revoltar contra a Capital. É que antes existiam 13 distritos, só que o distrito 13 se revoltou contra ela e foi destruído, então todo ano se repetem os Jogos Vorazes como uma lição. 

Como já tinha dito o livro é excelente  É um daqueles livros que faz você viajar, parece que você está lá. Você se revolta, se preocupa, quer matar o presidente Snow! Eu recomendo a todos que gostam de um bom livro. Eu li em 4 dias, se não me engano. Você não consegue parar de ler até acabar o livro.

Como muitos devem saber, tem também o filme. Bom não gosto muito de fazer comparações, pois são duas mídias diferentes e não acho justo. Mas eu achei muito bom também, que quiser ver o trailer clique aqui.

Me falem o que acharam do livro :)



4 comentários:

  1. Jogos Vorazes eh uma das melhores distopias que já escreveram. A autora soube dosar mto bem os ingredientes.
    Eu assisti o filme e curti tb... mas eh claro que o livro eh sempre melhor. Preciso ler em chamas antes do filme lançar aqui esse ano... dizem q eh ainda melhor...

    Bjs
    Nica

    Drafts da Nica
    http://www.nicasdrafts.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu já li os 3. Não sei se é ainda melhor, para mim são todos ótimos, e diferentes entre eles. Eu pretendo reler Em chamas para o filme :)

    ResponderExcluir
  3. Eu já a trilogia e amoooo de paixão, realmente a história superaram minhas expectativas :)
    Qto ao filme não muito não...é otimo mais prefiro o livro :)
    Beijokas, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  4. Realmente o livro é bem melhor do que o filme, mas eu até que gostei dele.
    Não foi uma decepção tão grande, rs.

    ResponderExcluir